H160 estabelece novas referências em termos de experiência de passageiros durante ensaios em voo

8 Agosto 2016

• Pontos fundamentais de design do projeto foram confirmados e superaram as expectativas durante os testes
• Níveis sem precedentes de baixa vibração definem novos padrões de experiência de voo para passageiros e tripulações
• Configuração aeromecânica está definida e envelope de voo totalmente aberto

H160 estabelece novas referências em termos de experiência de passageiros durante ensaios em voo

* Tradução de material distribuído pela Airbus Helicopters

A Airbus Helicopters anunciou, na última semana, a validação da configuração aeromecânica do H160 - um marco fundamental que permite às equipes do programa confirmar aspectos chave de design e desempenho do helicóptero bimotor da próxima geração.

"Graças às mais de 200 horas acumuladas de testes em voo, e com a realização deste marco formal do programa, temos confirmado vários pontos chave do design e até mesmo ultrapassamos algumas metas teóricas quando testadas em ambiente real", disse Bernard Fujarski, vice-presidente sênior encarregado do programa H160. "Com o envelope de voo do helicóptero agora totalmente aberto, estamos confiantes de que nosso helicóptero de última geração irá definir novos padrões de experiência de voo para os passageiros e tripulações", acrescentou.

Durante a campanha de ensaios em voo, realizada com dois protótipos na sede da empresa, em Marignane, França, o H160 demonstrou níveis excepcionalmente baixos de vibração e notáveis níveis de estabilidade, estabelecendo novos padrões de referência nesses quesitos. "Desde o lançamento do programa os níveis de vibração tem sido um objetivo prioritário e os resultados observados nos dão confiança de que o H160 irá estabelecer novos padrões de conforto para todos os segmentos de missões, desde o aeromédico até o transporte executivo. Estamos ansiosos para que nossos clientes experimentem essa sensação”, acrescentou Fujarski.

Os próximos passos da campanha de voo vão colocar a aeronave à prova em climas quentes, durante o verão, e continuar testando o desempenho dos motores Arrano - agora implantados nos dois protótipos -, bem como testes em baixas temperaturas, no final do ano. Um terceiro protótipo, já em fase avançada, vai participar do programa de ensaio em voo em 2017 para apoiar o processo de certificação e entrada do H160 em serviço.


Medias: